Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

Arquivo para a categoria ‘Oficinas’

 

Da «Física no dia-a-dia» ao «Primeiro olhar»

31 de Outubro de 2015
20151025_155252
No fim-de-semana passado teve lugar a 4ª e última oficina de Outubro «Física no dia-a-dia, a partir do livro de Rómulo de Carvalho». Desta vez, falámos e fizemos experiências à volta do peso dos objectos na água, da pressão atmosférica e de como funcionam as alavancas. Nas oficinas dos domingos anteriores já tínhamos falado sobre luz e espelhos, ímanes e electricidade, centros de gravidade, som e ar (que ocupa espaço e tem peso). Acompanhámos, quase sempre, as experiências com os textos do autor porque quisemos trazê-lo connosco e lembrá-lo como uma pessoa que fez mil coisas mas, acima de tudo, porque, na  simplicidade das suas explicações está um dos tesouros que esse livro tem.
No próximo fim-de-semana vão começar as oficinas de Novembro: «Primeiro Olhar», a partir dos quadros de  Mário Dionísio e usando os caminhos idealizados por Rui-Mário Gonçalves.  Com a orientação de Carla Mota e Marta Raposo. As oficinas vão ter lugar todos os domingos: 1, 8, 15, 22 e 29 de Novembro. Para todos os que quiserem participar, a partir dos 5 anos.
A não perder. Venham! Venham!

 

OFICINA RODAGEM DE SOMBRAS

5 de Fevereiro de 2015

No domingo passado, dia 1 de Fevereiro, aconteceu o a primeira sessão da oficina «Rodagem de sombras», orientada pela Marta Caldas. A partir de um excerto do conto «A figura de proa» de Mário Dionísio, vamos criar sombras densas e translúcidas e projectá-las, fotografá-las e montar um pequeno filme.

Estivemos a fazer sombras com projectores e candeeiros que projectavam a luz num pano branco, mas também com um retroprojector (e de pensar que usávamos isto para projectar assetados nas aulas) e com um projector de slides – e sim, andámos a fazer slides.

Continua no próximo domingo, dia 8, às 15h30, com a Marta Caldas e quem mais quiser. Depois, nos restantes domingos de Fevereiro e Março, vamos fotografar sombras (com Youri Paiva), fazer paisagens sonoras (com Pedro Rodrigues e Olivier Blanc) e fazer um filme (com Regina Guimarães).

 

RITMO E COR – Oficina de animação

21 de Junho de 2014

Oficina animação JUL 14
Abordagem aos princípios fundamentais de animação através da exploração da cadência de movimentos e do valor interpretativo da cor, combinando a expressão gráfica com o domínio sensorial e emotivo.

Esta oficina propõe 14 horas de formação ao longo de quatro sessões de 3 horas e meia, a realizar nas tardes de domingo na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
As aulas iniciam-se no primeiro domingo de Julho e terminam no final do mesmo mês, sendo a inscrição e participação gratuita.
Tem a capacidade para 10 participantes e propõe uma formação eminentemente prática, assente em exercícios de desenho e pintura de iniciação à animação. A introdução aos exercícios será complementada com a apresentação de algumas imagens ou animações associadas ao âmbito da sessão de trabalho.

Coordenação: Associação de Realizadores de Cinema de Animação
Formadores: Leonor Pacheco, Luís Soares, Renato Rosa e Sara Boiça

INSCRIÇÕES:
As inscrições estão abertas até 4 de Julho através do e-mail casadaachada@centromariodionisio.org. Os pedidos de esclarecimento e dúvidas podem ser dirigidos para o e-mail luisfpsoares@gmail.com.
Destinatários: Qualquer pessoa interessada em animação de desenho a partir dos 13 anos.

PROGRAMA:
1ª sessão: COR , GRAFISMO E ANIMAÇÃO;
Introdução às noções básicas de animação através de jogos ópticos, trabalhando o ritmo e a cor de forma a transmitir sensações e emoções em concordância com a exploração gráfica de formas orgânicas, incentivando-se a criatividade e a espontaneidade do movimento.

2ª sessão: TRAJECTO, POSE E EXPRESSIVIDADE;
Abordagem à animação enquanto mecanismo de expressão narrativa. Variação dramatúrgica e plástica no planeamento e estruturação da acção de uma personagem ao longo de um trajecto pré-determinado.

3ª sessão: SOM E IMAGEM ANIMADA;
Exploração sincrónica entre elementos textuais, gráficos e sonoros, trabalhando questões rítmicas e cromáticas na criação de um extracto de animação abstracta, que apele a uma sensibilidade visual e auditiva.

4ª sessão: FORMA, REGISTO E COMPOSIÇÃO ANIMADA;
Criação de uma animação a partir de um excerto de uma música, recorrendo às suas características rítmicas e melódicas enquanto qualidades expressivas e sensoriais para a exploração plástica do desenho em movimento.

– Materiais e equipamentos disponíveis:
Videoprojector e tela; 1 Mesa de Luz por participante; barras de animação; 2 câmaras, 2 tripés e 2 computadores; materiais diversos de pintura e desenho assim como papel.
Os participantes que assim o desejarem poderão trazer material próprio mas não é obrigatório para o bom funcionamento da oficina.

 

O enterro do bacalhau

7 de Março de 2014

No final da tarde de quarta-feira andámos marcarados pelo bairro de São Cristóvão. Foi o resultado duma oficina da Casa da Achada que durou todo o mês de Março, onde fizémos máscaras, fabricámos fatos, escrevemos e musicámos quadras e, no fim, ainda pensámos e encenámos este desfile.

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017