Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

Arquivo para a categoria ‘Feira da Achada’

 

Resultados do concurso de fotografia e fim da construção do mural

27 de Julho de 2014
Mural «Maternidade camponesa»

Mural «Maternidade camponesa»

No sábado, 27 de Julho, mostrámos as imagens do concurso de fotografia da Feira da Achada, enquanto se terminava o fabrico do mural, feito com tecidos e objectos, que reproduz o quadro «Maternidade camponesa» de Mário Dionísio.

Alexandre Oliveira - 1º lugar

Alexandre Oliveira – 1º lugar

Irene van Es - 2º lugar

Irene van Es – 2º lugar

 

 

Como foi a Feira da Achada

19 de Julho de 2014

No passado sábado, 12 de Julho, a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio organizaou a sua VI Feira da Achada para angariação de fundos da associação. É um momento importante onde muita gente contribuiu para ajudar à continuação da abertura e das actividades da Casa da Achada, onde tudo o que é feito é gratuito para todos.

Na feira vendemos livros e discos, obras de arte de hoje,  objectos de ontem – com especial destaque para muito material de projecção, fotografia e vídeo -, roupa e tecidos, e mobilia de muitos tamanhos.

Apesar de ser uma feira de angariação de fundos, as ideias da Casa da Achada não passam propriamente pelo mercado, por isso fomos tendo muitas actividades durante o dia.

A partir das 11h fomos projectando vários filmes da Achada. Ao início da tarde tivémos uma visita guiada à exposição «Mário Dionísio – Pintura a partir de 1974» com Sílvia Chicó.

Às 17h o Grupo de Teatro Comunitário da Achada apresentou a sua peça «As mãos ou as inquietações».

Ao final da tarde cantou o Coro da Achada.

 

E mais coisas ainda: comes e bebes e convívio, rifas, fabrico dum mural com objectos, concurso de fotografia, xadrez e outros jogos.

 

 

 

FEIRA DA ACHADA

30 de Junho de 2014

Cartaz VI Feira da Achada(1)

A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio organiza a VI Feira da Achada para angariação de fundos da associação. Aqui, desde há cinco anos, a entrada e tudo o que é feito é gratuito para todos. Por isso, a participação nesta feira é importante.

Na feira vamos vender livros e discos, obras de arte de hoje, edições especiais de ontem, objectos de antes de ontem – muita coisa diferente.

Porque uma feira da Casa da Achada não pode ser só comércio vai haver, para além do convívio, várias actividades durante o dia:
11h: Projecção de Filmes da Achada;
15h: Visita guiada à exposição «Mário Dionísio – Pintura a partir de 1974» por Sílvia Chicó;
17h: «Mãos ou as inquietações» pelo Grupo de Teatro Comunitário da Achada;
19h: Canta o Coro da Achada.

Há comes e bebes a partir das 12h. Durante a feira vamos fabricar um mural com tecidos e objectos, há um concurso de fotografia no qual toda a gente pode participar, rifas, xadrez e outros jogos para jogar.

 

13 de Julho: FEIRA DA ACHADA; 14 de Julho: Oficina vozes que o vento não levará e apresentações da Hélastre; 15 de Julho: Leitura de ‘Modos de ver’ e cinema com ‘Mónica e o desejo’ de Bergman

10 de Julho de 2013

Feira 13 cartaz 1_Feira 10 cartaz

V FEIRA DA ACHADA
Sábado, 13 de Julho, das 10h às 20h
no Largo da Achada

A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio organiza a V Feira da Achada para angariação de fundos da associação. Aqui, desde há quatro anos, a entrada e tudo o que é feito é gratuito para todos. Por isso, a participação nesta feira é importante.

Na feira vamos vender livros e discos, obras de arte de hoje, edições especiais de ontem, objectos de antes de ontem – muita coisa diferente. Vamos ter rifas, canções, conversas, jogos e fabricos. Vamos ter comidas e bebidas.

Porque uma feira da Casa da Achada não pode ser só comércio vai haver, para além do convívio, várias actividades durante o dia:
11h – Visita guiada à exposição «José Júlio – pintura e gravura» por Raquel Henriques da Silva;
15hAs várias facetas de Mário Dionísio – professor, escritor, pintor, cidadão – com Cristina Almeida Ribeiro, Regina Guimarães e Eduarda Dionísio;
Pela tarde fora: conversas, oficinas, músicas, poesias, teatros…
18h – O Coro da Achada canta.

Cartaz Oficina JUL-AGO13_cartaz paleta

VOZES QUE O VENTO NÃO LEVARÁ
Oficina
Domingo, 14 de Julho, das 15h30 às 17h30

Nesta oficina vamos, com Margarida Guia, falar em voz bem alta, falar em voz bem baixa para toda gente ouvir e entender o que se diz e o que se quer dizer.

Para todos a partir dos 6 anos.
Continua todos os domingos de Julho e Agosto.

CARTAZ SEGUNDA 15 JULHO 13

CICLO A PALETA E O MUNDO III
Modos de ver de John Berger
Segunda-feira, 15 de Julho, 18h30

Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.

Nesta sessão continua a leitura comentada por Gonçalo Lopes, com projecção de imagens, do 7º capítulo de Modos de ver de John Berger.

CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE
FÉRIAS NA ACHADA
Mónica e o desejo de Ingmar Bergman
Segunda-feira, 15 de Julho, 21h30

Nesta segunda-feira acontece a 3ª sessão do ciclo de cinema ao ar livre, na Rua da Achada, «Férias na Achada». Projectamos Mónica e o desejo (1953, 96 min.) de Ingmar Bergman. Quem apresenta é Regina Guimarães.

Microsoft Word - Helastre Julho 13

EM JULHO FOICE NA MÃO
Domingo, 14 de Julho, 18h
Organização: Hélastre

Lançamento dos últimos livros e vídeos de Regina Guimarães e Saguenail.

A 14 de Julho, dia em que a Hélastre comemora 38 anos de caminho, descemos ao Centro Mário Dionísio / Casa da Achada para dar a conhecer o nosso trabalho recente. Um punhado de novos filmes, uma pilha de novos livros, a partilhar e debater com
conhecidos e desconhecidos em casa amiga. Entre as 18h e as 20h, andaremos à volta das obras impressas; de seguida, merendaremos ajantaradamente no quintal; por fim, lá pelas 21h30, mostraremos um pequeno número de curtas sem género. Directamente dos fazedores aos fruidores, como é hábito nosso. Não diz o povo que Julho é o mês de colheitas…?

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017