Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

22 de Março a 1 de Abril: Festa da Lega di Cultura di Piadena; Encontro de leitores; leitura de ‘A arte de pintar’; cinema com ‘O cadillac de oiro’

cartolina2013

FESTA DA LEGA DI CULTURA DI PIADENA

A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio estará fechada no sábado, 23, domingo, 24, e segunda-feira, 25 de Março para participar na festa da Lega di Cultura di Piadena.

A festa anual da Lega di Cultura di Piadena, associação formada em 1978 numa pequena vila no norte de Itália, na zona de Cremona, com o qual colaboramos há muito tempo e muitas vezes, acontece nos dias 22, 23 e 24 de Março. No dia 22, no Teatro Comunale em Casalmaggiore, ouvimos o Coro del Testaccio di Roma, dirigido por Giovanna Marini; no dia 23 debate-se o tema da festa, «O papel da internet para nos organizarmos, a crise da organização política e a nova terra prometida», no Teatro Parrocchiale em Piadena; no dia 24 há lançamentos, cantos de muitos sítios diferentes – também canta o Coro da Achadacomes e bebes, conversas várias, em Pontirolo.

 encontroleitores

ENCONTRO DE LEITORES
com Miguel Castro Caldas

Quarta-feira, 27 de Março, 14h30

Acabados de regressar de Itália, começam logo as actividades da Casa da Achada: o encontro de leitores com o escritor Miguel Castro Caldas, inserido no projecto «Palavras que o vento não levará».

Nas últimas quartas-feiras de cada mês acontece um encontro de leitores com um escritor, tendo a Biblioteca da Achada como sítio onde se podem encontrar livros para ler e falar, ouvir, ler e contar, dizer da sua justiça. Procurar nas estantes, livros para ler em casa. Passar aos outros o que sim, o que não.

Podem ver aqui como foi a sessão do mês passado com a escritora Margarida Vale de Gato.

Microsoft Word - CARTAZ SEGUNDA 1 ABR  13

CICLO A PALETA E O MUNDO III
A arte de pintar de Tristan Klingsor
Segunda-feira, 1 de Abril, 18h30

Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.

Nesta sessão continua a leitura comentada, com projecção de imagens, de A arte de pintar de Tristan Klingsor, traduzido e anotado por Mário Dionísio, por Eduarda Dionísio.

CICLO DE CINEMA – DINHEIRO PARA QUE TE QUEREM
O cadillac de oiro de Richard Quine
Segunda-feira, 1 de Abril, 21h30

Nesta segunda-feira deste ciclo de cinema sobre o dinheiro, projectamos O cadillac de oiro (1956, 99 min.) de Richard Quine. Quem apresenta é João Pedro Bénard.

Parece que o centro do mundo é o dinheiro. A falta de dinheiro, o pouco dinheiro, o muito dinheiro, o demasiado dinheiro, o dinheiro guardado – a poupança até tem direito a dia mundial -, o dinheiro usado, o dinheiro roubado, o dinheiro emprestado, oferecido ou por oferecer, ou bem ou mal distribuído, e por aí fora.
Se todos tivéssemos dinheiro, não havia Banco Alimentar. Se todos tivéssemos dinheiro, não se morria à fome, nem havia misericórdias, nem ONGs de caridade, nem IPSSs, nem subsídios de desemprego e de reinserção (quando os há), etc., etc. Nem nasceriam zonas francas nem casinos. Nem quase seriam precisos tribunais que julgam assassinatos, roubos, heranças, partilhas, limites de propriedades… com o dinheiro ao centro.
O dinheiro é mesmo o centro do mundo. E, porque parece sê-lo cada vez mais, e sempre de outras maneiras, organizámos este ciclo de filmes, maior que os anteriores.

Ver aqui a restante programação do ciclo.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017