16 a 18 de Abril: Itinerários com Alípio de Freitas, oficina de cadernos, apresentação de ‘HHhH – Operação Antropóide’ e projecção de ‘Os carrascos também morrem’ de Fritz Lang
No sábado, 16 de Abril, às 16h acontece a 7ª sessão de Itinerários, uma série de conversas com pessoas com percursos invulgares. Desta vez a conversa será com Alípio de Freitas: De Trás-os-Montes para o Brasil, do Brasil para o Alentejo, com várias terras pelo meio. O que foi «perder» o 25 de Abril. Liberdade – prisão, prisão – liberdade. Como uma canção pode salvar vidas. Ser padre e deixar de ser. O que é um movimento camponês. O que é uma arma. O que é um partido. Como se faz um golpe militar. O que é a tortura. O que é o exílio. O que é a justiça. Ensinar e aprender.
No fim será projectado o filme À procura do socialismo de Alípio de Freitas e Mário Lindolfo.
No domingo continua a oficina de ‹‹Juntar folhas em cadernos›› com Sónia Gabriel e Pedro Oliveira às 15h30. Para todos a partir dos 6 anos, nesta oficina juntam-se folhas, brancas ou com desenhos, imagens, fotografias…
Na segunda-feira, 18 de Abril, às 18h30 é apresentado o livro HHhH – Operação Antropóide de Laurent Binet, editado pela Sextante. Conta com a presença do autor e do editor João Rodrigues.
À noite, pelas 21h30, projectamos o terceiro filme do Ciclo Revoltas e Revoluções: Os carrascos também morrem (1943, 134 min.) de Fritz Lang. Quem apresenta é Laurent Binet.