Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

17 a 19 de Maio: As «aparições» de Fátima com Padre Mário de Oliveira; Luís Miguel Cintra lê ‘Lusíadas’; venda de obras de arte; «Mário Dionísio – O Pintor» em Alhos Vedros

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA: AS APARIÇÕES DE FÁTIMA
com Padre Mário de Oliveira
Sexta-feira, 18 de Maio, 18h

Desta vez vamos fala com Padre Mário de Oliveira sobre as aparições de Fátima em 13 de Maio de 1917.

Mário de Oliveira, conhecido como Mário da Lixa, foi ordenado padre em 1962, foi professor de Religião e Moral. Preso pela PIDE/DGS em 1970 e em 1973. Afastado, por motivos políticos, do ensino e das paróquias. Jornalista no República, Página Um e Correio do Minho. Fundou a associação Padre Maximino, em São Pedro da Cova. Editou mais de 30 livros, entre os quais alguns dedicados a Fátima: Fátima nunca mais e Fátimamente.

Neste ciclo, «histórias da História», conversamos sobre efemérides da História, contemporâneas de Mário Dionísio, pensando sempre também no que se passa hoje. Porque há coisas de que se fala hoje – como a tão badalada «crise» – que não são coisas novas, algumas nunca deixaram de existir, outras ressurgiram em sítios e alturas diferentes. Já falámos sobre a ascenção de Hitler ao poder e sobre a Comuna de Paris.

LIVROS DAS NOSSAS VIDAS
OS LUSÍADAS LIDO POR LUÍS MIGUEL CINTRA
Sábado, 19 de Maio, 16h

Luís Miguel Cintra vem ler extractos de Os Lusíadas de Luís de Camões.

24.ª sessão de uma série com periodicidade mensal, a partir de livros e autores referidos por Mário Dionísio num depoimento sobre «Os livros da minha vida».

VENDA DE OBRAS DE ARTE
para angariação de fundos
Sábado, 19 de Maio, a partir das 11h

Para a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio continuar com as suas actividades, sempre de entrada e participação livre, é preciso a ajuda de todos os que possam e queiram – que os subsídios, pequenos, não chegam.

Por isso, organizamos uma venda de obras de arte que vários autores ofereceram à Casa da Achada para angariação de fundos – de preços e tipos muito diferentes. As obras de arte disponíveis podem ser consultadas nesta página.

CICLO DE CONFERÊNCIAS EM ALHOS VEDROS
«Mário Dionísio – O Pintor» com Rui-Mário Gonçalves
Quinta-feira, 17 de Maio, 21h30
Biblioteca Municipal José Afonso, Alhos Vedros

A Casa da Achada, em colaboração com o CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros, organiza um ciclo de conferências sobre Mário Dionísio. Nesta conferência o crítico de arte Rui-Mário Gonçalves fala sobre a pintura na obra de Mário Dionísio.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017