Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

10 a 13 de Fevereiro: Encontro de grupos de leitura e inauguração do serviço de empréstimos da Biblioteca da Achada; oficina de desenho; ciclo ‹‹A Paleta e o Mundo III››; cinema com ‘A missa acabou’

Vai haver uma tarde muito especial na Casa da Achada. É na sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, às 15h.

Será lançada a brochura Escrever devagar, haverá leituras, conversas, canções, uns petiscos e a inauguração dos empréstimos da biblioteca pública da Casa da Achada.

Escrever devagar reúne os textos e ilustrações que resultaram dos encontros regulares de três grupos de leitura ao longo dos últimos meses. Foi na sequência da «Leitura Furiosa», em Maio passado, que se formaram estes grupos com pessoas «zangadas com a leitura», escritores e ilustradores.

Na sexta-feira, os participantes desta aventura contarão como foi a sua experiência, ler-se-ão os textos e será lançada a brochura. Ouviremos os escritores Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires e Miguel Castro Caldas, os grupos de leitura do Centro Polivalente de S. Cristóvão, do Centro Social da Sé e do Recolhimento de São Cristóvão e os ilustradores Pierre Pratt, Bárbara Assis Pacheco e José Smith Vargas.

A sessão vai também contar com outros participantes da «Leitura Furiosa», como as crianças da Escola do Castelo, que nos trazem umas surpresas ditas e cantadas.

Depois, será inaugurado o sistema de empréstimos da Biblioteca Pública da Casa da Achada – com mais de 4000 volumes de literatura, arte, filosofia, história, ciência, livros infantis e juvenis, etc. e algumas centenas de publicações periódicas. Visitaremos as duas mezzanines e poderão ser requisitados os primeiros livros.

No domingo, das 15h30 às 17h30, acontece a 2ª sessão da oficina de desenho a partir da exposição ‹‹Sonhar com as mãos – O desenho na obra de Mário Dionísio››.

No dia seguinte há leitura e cinema à tarde e à noite na Casa da Achada.

Às 18h30, na segunda-feira, 13 de Fevereiro, continua a leitura de Conflito e unidade da arte contemporânea (1957), inserida no ciclo ‹‹A Paleta e o Mundo III››. Quem lê esta conferência de Mário Dionísio para a I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, com projecção de imagens das obras citadas, é Eduarda Dionísio.

À noite, pelas 21h30, vamos ao cinema. Projectamos o filme A missa acabou (1985, 94 min.) de Nanni Moretti. Quem apresenta é Pedro Rodrigues.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017