Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

Leitura Furiosa liga escritores a pessoas zangadas com a leitura

Em Lisboa, no Porto e em Amiens, os dias 16, 17 e 18 de Junho são dias de Leitura Furiosa

A Leitura Furiosa é um acontecimento anual, imaginado e levado a cabo pela Associação Cardan (Amiens, França), que acontece há 31 anos em simultâneo em várias cidades de alguns países. Destina-se aos que, mesmo sabendo ler, estão zangados com a leitura. Durante três dias, escritores (e também ilustradores, actores e músicos) estão «ao serviço» de pessoas que, pelas suas condições de vida, não tiveram acesso ao prazer de ler ou foram dele afastados.

A ideia nasceu em 1992, em Amiens, França, quando a Associação Cardan – que luta contra a iliteracia – não conseguiu «convencer as pessoas zangadas com a leitura a sentirem-se em casa numa feira do livro». Pensaram, então, num momento de encontro literário onde essas pessoas fossem o elemento fundamental, sem servirem de «mais-valia» aos escritores ou aos organizadores.

A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio organiza a 19ª edição da Leitura Furiosa em Lisboa, este ano em parceria com a ARAL – Associação de Residentes do Alto do Lumiar.

O encontro começa na sexta-feira, dia 16, dia em que 6 pequenos grupos de pessoas que integram o Conselho Português para os Refugiados, a Cooperativa Bandim, o grupo de alfabetização da Associação de Residentes do Alto do Lumiar (ARAL), o Grupo de Jovens da ARAL, o grupo de membros da Zona de Intervenção Cultural e a Escola Básica do Castelo se encontrarão com um escritor ou uma escritora, com quem passarão o dia. Participam na edição lisboeta os escritores Alex Couto, Jacinto Lucas Pires, João Paulo Esteves da Silva, Julieta Monginho, Paola d’Agostino e Serena Cacchioli.

No segundo dia, o escritor volta a encontrar-se com o grupo, apresentando um texto que terá escrito na noite anterior. Depois de o discutirem e de almoçarem em conjunto, o grupo e o escritor visitam um local onde há livros – uma livraria, uma biblioteca (a livraria It’s a Book, a biblioteca Maria Keil, a biblioteca municipal das Galveias, a livraria Tigre de Papel, a biblioteca municipal de São Lázaro). Enquanto o fazem, os textos serão ilustrados por Carlos Quitério, João Cabaço, Mantraste, Pierre Pratt, Rita Oliveira Dias e Nadine Rodrigues, e serão compilados, traduzidos do francês (os que vierem de Amiens) e paginados, para construção de uma brochura.

No domingo, dia 18, terceiro dia do encontro, os textos são tornados públicos às 15h30 na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, numa sessão de leitura e música, para a qual estão todos convidados. A sessão conta com a participação dos actores Carla Bolito, Diogo Dória, F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira, José Manuel Mendes, Marina Albuquerque e dos músicos Pedro e Diana, que musicarão alguns dos textos. A brochura com os textos e as ilustrações será distribuída a todos os participantes, que, de uma maneira ou de outra, se encontrarão nela. Mesmo quem está zangado com a leitura pode entrar, querendo ou não querendo, na literatura que os leitores costumam ler e que os zangados com ela poderão ler também. 

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020