12 a 13 de Maio: Oficina de tapeçaria tecida; leitura de ‘Modos de ver’; cinema com ‘As bodas de Deus’ de César Monteiro
TAPEÇARIA TECIDA
Oficina
Domingo, 12 de Maio, das 15h30 às 17h30
Nesta oficina em Maio, que se prolonga até Junho, com Carla Mota, vamos fazer tapeçaria tecida.
Para todos a partir dos 12 anos. Número máximo de participantes: 10.
CICLO A PALETA E O MUNDO III
Modos de ver de John Berger
Segunda-feira, 13 de Maio, 18h30
Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.
Nesta sessão continua a leitura comentada, com projecção de imagens, de Modos de ver de John Berger por Inês Dourado.
CICLO DE CINEMA – DINHEIRO PARA QUE TE QUEREM
As bodas de Deus de João César Monteiro
Segunda-feira, 13 de Maio, 21h30
Nesta segunda-feira deste ciclo de cinema sobre o dinheiro, projectamos As bodas de Deus (1999, 150 min.) de João César Monteiro. Quem apresenta é Vítor Silva Tavares.
Parece que o centro do mundo é o dinheiro. A falta de dinheiro, o pouco dinheiro, o muito dinheiro, o demasiado dinheiro, o dinheiro guardado – a poupança até tem direito a dia mundial -, o dinheiro usado, o dinheiro roubado, o dinheiro emprestado, oferecido ou por oferecer, ou bem ou mal distribuído, e por aí fora.
Se todos tivéssemos dinheiro, não havia Banco Alimentar. Se todos tivéssemos dinheiro, não se morria à fome, nem havia misericórdias, nem ONGs de caridade, nem IPSSs, nem subsídios de desemprego e de reinserção (quando os há), etc., etc. Nem nasceriam zonas francas nem casinos. Nem quase seriam precisos tribunais que julgam assassinatos, roubos, heranças, partilhas, limites de propriedades… com o dinheiro ao centro.
O dinheiro é mesmo o centro do mundo. E, porque parece sê-lo cada vez mais, e sempre de outras maneiras, organizámos este ciclo de filmes, maior que os anteriores.
FEIRA DE AUTO-GESTÃO E COOPERATIVISMO – ADIADA PARA 1 DE JUNHO
Sábado, 11 de Maio, das 17h às 21h
Organização: Tertúlia Liberdade
No terreno em frente à Casa da Achada acontece esta feira com bancas de associações e cooperativas em auto-gestão, música ao vivo e gastronomia diversa.