15 a 19 de Dezembro: Fim de Semana Diferente; ‘Dr. Jivago’ por João Rodrigues; leitura de Focillon; cinema com ‘Que teria acontecido a Baby Jane’
O próximo fim de semana na Casa da Achada será diferente – terá vendas e actividades várias -, mas antes disso, na quinta-feira, 15 de Dezembro, às 18h, acontece a 19ª sessão de ‹‹Livros das nossas vidas››. Nesta sessão João Rodrigues vem falar-nos sobre O Doutor Jivago de Boris Pasternak.
Chamamos ‹‹Fim de semana diferente›› a estes três dias, sexta-feira, 16, sábado, 17 e domingo, 18 de Dezembro, porque porque comprar e vender é importante, ao contrário do que costuma acontecer aqui, para angariarmos fundos para podermos continuar sem grandes ‹‹sobressaltos››. Estarão à venda livros, CDs, vinis, e outros objectos, alguns raros ou difíceis de encontrar. Podem vir para ver o que nem sempre se vê. Conviver como nem sempre se faz. Ouvir o que nem sempre se ouve. Falar com quem nem sempre se está. Comprar (barato) o que nem sempre se encontra. Petiscar o que houver.
- Programa:Todos os dias:
Exposição-venda de desenhos e cartoons
Exposição ‹‹Estrelas de Hollywood››
- Sábado, 17 de Dezembro:
16h – Visita guiada à exposição ‹‹Sonhar com as mãos – O desenho na obra de Mário Dionísio›› por Paula Ribeiro Lobo, curadora da exposição.
17h – Ante-estreia do vídeo de André Spencer, Entre sons, palavras e cores, sobre Mário Dionísio e a Casa da Achada.
18h – Canções cantadas pelo Coro da Achada
- Domingo, 18 de Dezembro:
16h – Oficina ‹‹Prendas sou eu que as faço – 3››. De sacos de plástico fazer tapetes.
Os horários no sábado e no domingo também serão diferentes: abrimos às 11h e fechamos as portas às 20h.
Na segunda-feira, 19 de Dezembro, pelas 18h30, continua o ciclo ‹‹A Paleta e o Mundo III››, que consiste na leitura e análise de textos e obras que foram citados por Mário Dionísio em A Paleta e o Mundo. Nesta sessão é Manuela Torres que lê e comenta, com projecção de imagens das obras citadas, o 5.º capítulo de A vida das formas de Henri Focillon: ‹‹As formas no tempo››.
À noite, às 21h30, projectamos mais um filme do ciclo de cinema ‹‹Estrelas de Hollywood››: Que teria acontecido a Baby Jane (1962, 134 min.) de Robert Aldrich, com Bette Davis e Joan Crawford. Quem apresenta o filme é Amarante Abramovici.