A Leitura Furiosa em 2019
A Leitura Furiosa é um acontecimento extraordinário de três dias, em que pessoas «zangadas com a leitura» se encontram com escritores. Dos encontros nascem textos que são ilustrados, paginados numa brochura, lidos em voz alta, por vezes musicados.
A Leitura Furiosa acontece anualmente há mais de 25 anos em Amiens (França), levada a cabo pela associação Cardan, e tem-se realizado desde há vários anos em Lisboa e no Porto (para além de outros sítios, mais pontualmente). Acontece exactamente no mesmo fim-de-semana em todos os sítios, o que implica também que os textos, franceses e portugueses, sejam traduzidos nos primeiros dois dias para poderem integrar a brochura final que sai no domingo.
Ainda a Casa da Achada não tinha aberto ao público (estava ainda em obras…) e já a sua porta se abria extraordinariamente para a Leitura Furiosa, em Maio de 2009. E não mais a deixámos de fazer.
Contudo, este ano estivemos para não fazer a Leitura Furiosa na Casa da Achada. Não porque parecesse pouco pertinente ou a ideia tivesse perdido alguma pincelada de brilho, mas sim por razões muito práticas. Por motivos diversos, três pessoas, que nos anos anteriores foram fundamentais para a realização da Leitura Furiosa (desde os contactos com Amiens e Porto e com os grupos de Lisboa, o envio e recepção de textos, até a questões de organização logística), anunciaram que não poderiam este ano meter mãos à obra. E a Leitura Furiosa (felizmente!) não é só uma ideia: precisa de mãos para que aconteça. Daí termos pensado muito bem como havíamos de nos organizar e se seria possível ou não entrarmos este ano nesta aventura.

Sim. A Leitura Furiosa tinha de acontecer! É um momento único em que se misturam classes, mundos, diversos saberes e artes, entusiasmos e palavras em várias línguas. É um momento em que a Casa da Achada se liga não só a Amiens e ao Porto, mas a muitos mais lados, físicos ou não. Como havia que ser realista, tendo em conta as «baixas» importantes na organização e realização de tudo isto, decidimos não fazer mais do que três grupos.
Os escritores Filomena Marona Beja, José Mário Silva e Nuno Milagre encontraram-se com pessoas do Centro de Apoio Social de S. Bento, do Conselho Português para os Refugiados e da Escola nº 10 do Castelo. Os textos foram ilustrados por Bárbara Assis Pacheco, Pierre Pratt e Rita Dias. No domingo, foi lançada uma brochura com os textos e as ilustrações de Lisboa, do Porto e de Amiens e muitos foram lidos pelos actores Carla Bolito, F. Pedro Oliveira, Fernanda Neves, Inês Nogueira e Margarida Rodrigues e musicados por Pedro e Diana, numa sessão final com todos os participantes e muita outra gente.
Obrigada a todos os grupos, escritores, ilustradores, cozinheiros e lavadores de loiça, tradutores, paginadores, revisores, actores e demais participantes que tornaram possível fazer a Leitura Furiosa.
Aqui fica a brochura em PDF com todos os textos e ilustrações. Ainda há também brochuras em papel disponíveis na Casa da Achada. Passem por cá!











