Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

A Leitura Furiosa em 2019

A Leitura Furiosa é um acontecimento extraordinário de três dias, em que pessoas «zangadas com a leitura» se encontram com escritores. Dos encontros nascem textos que são ilustrados, paginados numa brochura, lidos em voz alta, por vezes musicados.

A Leitura Furiosa acontece anualmente há mais de 25 anos em Amiens (França), levada a cabo pela associação Cardan, e tem-se realizado desde há vários anos em Lisboa e no Porto (para além de outros sítios, mais pontualmente). Acontece exactamente no mesmo fim-de-semana em todos os sítios, o que implica também que os textos, franceses e portugueses, sejam traduzidos nos primeiros dois dias para poderem integrar a brochura final que sai no domingo.

Ainda a Casa da Achada não tinha aberto ao público (estava ainda em obras…) e já a sua porta se abria extraordinariamente para a Leitura Furiosa, em Maio de 2009. E não mais a deixámos de fazer.

Contudo, este ano estivemos para não fazer a Leitura Furiosa na Casa da Achada. Não porque parecesse pouco pertinente ou a ideia tivesse perdido alguma pincelada de brilho, mas sim por razões muito práticas. Por motivos diversos, três pessoas, que nos anos anteriores foram fundamentais para a realização da Leitura Furiosa (desde os contactos com Amiens e Porto e com os grupos de Lisboa, o envio e recepção de textos, até a questões de organização logística), anunciaram que não poderiam este ano meter mãos à obra. E a Leitura Furiosa (felizmente!) não é só uma ideia: precisa de mãos para que aconteça. Daí termos pensado muito bem como havíamos de nos organizar e se seria possível ou não entrarmos este ano nesta aventura.

Sim. A Leitura Furiosa tinha de acontecer! É um momento único em que se misturam classes, mundos, diversos saberes e artes, entusiasmos e palavras em várias línguas. É um momento em que a Casa da Achada se liga não só a Amiens e ao Porto, mas a muitos mais lados, físicos ou não. Como havia que ser realista, tendo em conta as «baixas» importantes na organização e realização de tudo isto, decidimos não fazer mais do que três grupos.

Os escritores Filomena Marona Beja, José Mário Silva e Nuno Milagre encontraram-se com pessoas do Centro de Apoio Social de S. Bento, do Conselho Português para os Refugiados e da Escola nº 10 do Castelo. Os textos foram ilustrados por Bárbara Assis Pacheco, Pierre Pratt e Rita Dias. No domingo, foi lançada uma brochura com os textos e as ilustrações de Lisboa, do Porto e de Amiens e muitos foram lidos pelos actores Carla Bolito, F. Pedro Oliveira, Fernanda Neves, Inês Nogueira e Margarida Rodrigues e musicados por Pedro e Diana, numa sessão final com todos os participantes e muita outra gente.

Obrigada a todos os grupos, escritores, ilustradores, cozinheiros e lavadores de loiça, tradutores, paginadores, revisores, actores e demais participantes que tornaram possível fazer a Leitura Furiosa.

Aqui fica a brochura em PDF com todos os textos e ilustrações. Ainda há também brochuras em papel disponíveis na Casa da Achada. Passem por cá!

Um comentário a “A Leitura Furiosa em 2019”

  1. Finley diz:

    Are you looking for effective advertising that delivers real results? I apologize for sending you this message on your contact form but actually that was kinda the point. We can send your promotional message to sites via their contact forms just like you’re getting this message right now. You can target by keyword or just start mass blasts to sites in the country of your choice. So let’s say you need to blast a message to all the real estate agents in the US, we’ll grab websites for just those and post your ad message to them. As long as you’re advertising some kind of offer that’s relevant to that type of business then your business will get awesome results!

    Write a quick note to mark3545tho@gmail.com to get details about how we do this

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020