Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

A décima quinta Leitura Furiosa: 18, 19 e 20 de maio

Este ano a Leitura Furiosa aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de Maio na Casa Achada e, ao mesmo tempo, na cidade de Amiens (em França), onde nasceu, e no Porto.

Na sexta-feira 18 de Maio, cada um dos grupos se reuniu com um escritor, conviveram, almoçaram juntos e conversaram durante horas. Um momento especial onde os grupos, de pessoas zangadas com a leitura, não leitores habituais, se divertiram e se aproximaram da magia da escrita. À noite, os escritores escreveram em casa um pequeno texto, a partir do encontro.

No sábado 19 de Maio, os grupos voltaram a encontrar-se, desta vez na Casa Achada, leram o texto, falaram sobre ele, e mudaram o que quiseram. Entretanto os desenhadores ilustraram os textos, à vista de todos. A seguir, houve um grande almoço no quintal com todos os participantes e depois alguns deles foram a visitar uma livraria ou biblioteca.

No domingo 20 de Maio, distribuíram-se as brochuras com os textos ilustrados (os de França foram traduzidos para português) e fez-se a sua leitura pública em voz alta por actores, e alguns deles foram musicados e cantados, perante uma muito boa assistência de público. O encerramento do encontro furioso teve lugar com um animado lanche no quintal.

Este ano participaram na Leitura Furiosa: pessoas do Centro de Apoio Social de São Bento, do Conselho Português para os Refugiados, da Escola do Castelo, da Escola Gil Vicente, do GAT/IN-Mouraria e da Rádio Aurora, os escritores Alexandra Lucas Coelho, Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires, Miguel CardosoMiguel Castro Caldas e Nuno Milagre, os ilustradores Almeida GarcezCatarina SobralJoão Cabaço, Marta CaldasNadine RodriguesPierre Pratt, os actores e músicos Diogo DóriaF. Pedro OliveiraFernanda Neves, Inês Nogueira, Isabel Pinto, Margarida RodriguesPedro RodriguesRubina Oliveira, Rui Rodrigues, Sofia Marques e Susana Baeta.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017