Quem é Maria Letícia?
Realizou-se no sábado 21 de Abril uma sessão sobre Maria Letícia Clemete da Silva (1951-2010), mulher de características invulgares, sem a qual não existiria a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio. Professora antifascista, foi a companheira de toda a vida de Mário Dionísio.
Quatro fundadoras da Casa da Achada, que a conheceram bem, asseguraram as intervenções iniciais. Diana Dionísio traçou-lhe resumidamente uma biografia com a ajuda de imagens projectadas; Maria Helena Carvalho e Maria Emília Diniz, amigas e colegas de muitos anos, abordaram o seu trabalho de professora, a sua participação na Comissão para a Reforma Educativa depois do 25 de Abril (1974-1975) e também a colaboração (com Maria Emília Diniz) no jornal A Capital, no «Consultório Escolar» (1968-1969) assinada com o pseudónimo Diniz da Silva; Natércia Coimbra falou do trabalho de inventariação do Espólio Literário de Mário Dionísio que realizou, em 1994-1996, com a importante ajuda de Maria Letícia.
Estiveram em exposição algumas fotografias, documentos relacionados com a sua expulsão do ensino (que durou 8 anos) e a sua carreira de professora, dedicatórias de Mário Dionísio, livros escolares, edições e traduções por ela realizadas, e ainda um dossier com os recortes do «Consultório Escolar».
Ficou a conhecer-se melhor esta pessoa especial e, através dela, o século XX português, nomeadamente aspectos por vezes esquecidos da opressão salazarista do viver quotidiano e da luta das mulheres, no ensino e fora dele.
O arquivo pessoal de Maria Letícia encontra-se na Casa da Achada e merecia, merece, ser estudado. Esta sessão terá sido um incentivo.