2 de Janeiro: leitura de ‘Conflito e unidade da arte contemporânea’; ciclo de cinema ‹‹Rir uma vez por semana››: ‘A quimera do ouro’ de Chaplin
O ano de 2012 começa com duas novidades na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
Na segunda-feira, 2 de Janeiro, pelas 18h30, continua o ciclo ‹‹A Paleta e o Mundo III›› com novas leituras. Depois de termos lido O elogio da mão e A vida das formas de Henri Focillon, vamos começar a leitura de Conflito e unidade da arte contemporânea de Mário Dionísio. Esta intervenção na conferência da Sociedade Nacional de Belas Artes, durante a I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1957, é posterior à edição de A Paleta e o Mundo; mas vem no seguimento da mesma e por esse motivo considerámos pertinente a sua leitura. Quem lê e comenta, com projecção de imagens, é Eduarda Dionísio.
À noite, pelas 21h30, começa um novo ciclo de cinema: ‹‹Rir uma vez por semana››. Em tempos sombrios como estes que vivemos, rir é já alguma coisa. Dá vontade, às vezes. Servirá para alguma coisa? Há várias maneiras de rir. E os filmes cómicos não fazem todos rir da mesma maneira. Por isso, começamos o ciclo com A quimera do ouro (1925/1942, 74 min.) de Charles Chaplin, complementado com a projecção de uma curta-metragem do mesmo realizador, O imigrante (1917, 20 min.). Quem apresenta é Vítor Silva Tavares.


