Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

20 a 24 de Setembro: A independência da Guiné; oficina de castelhano; cinema ao ar livre com ‘Sweeney Todd’; últimos dias da exposição «Ver agora melhor o mais distante»

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA
A independência da Guiné
Quinta-feira, 20 de Setembro, 18h

Nesta sessão vamos falar sobre a independência da Guiné a 24 de Setembro de 1973 com Jorge Golias

Jorge Golias foi membro do MFA e estava na Guiné quando a indepêndencia foi declarada. Aqui poderão ler a sua intervenção numa mesa redonda no Centro de Documentação 25 de Abril sobre a descolonização da Guiné-Bissau.

Serão lidos textos publicados na revista ZOE (1972-1973), dirigida por Jorge Golias.

Neste ciclo, «histórias da História», conversamos sobre efemérides da História, contemporâneas de Mário Dionísio, pensando sempre também no que se passa hoje. Porque há coisas de que se fala hoje – como a tão badalada «crise» – que não são coisas novas, algumas nunca deixaram de existir, outras ressurgiram em sítios e alturas diferentes. Já falámos sobre a ascenção de Hitler ao poder, sobre a Comuna de Paris, sobre as «aparições» de Fátima e sobre a Guerra Civil de Espanha e o franquismo nas populações de fronteira.

OFICINA DE CASTELHANO
Domingo, 23 de Setembro, das 15h30 às 17h30

Em Setembro temos uma nova oficina. Em cinco domingos vamos aprender a falar, ler e escrever melhor castelhano com Ana Rita Laureano.

Perceber o porquê da expressão «no te entiendo» e desmontar ideias rápidas que temos da língua. Dar ferramentas para os participantes aprenderem a língua falando e fazendo. E descobrir e não repetir os vícios do «portunhol».

Nesta sessão, como segundo prato, vamos tratar de «Traduttore traditore», os problemas da tradução. Na sessão seguinte, a sobremesa será «Parceiros».

Para quem tiver algum conhecimento na língua. A partir dos 16 anos. Quem quiser pode trazer textos para serem trabalhados.

CICLO A PALETA E O MUNDO III

Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.

Na passada segunda-feira, dia 17, terminámos a leitura, com projecção de imagens das obras citadas, de Tratado da paisagem (1939) de André Lhote. As leituras deste ciclo recomeçam em Outubro com a leitura de «Lições do passado» de Georg Schmidt sobre o nascimento da arte contemporânea.

CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
Segunda-feira, 24 de Setembro, 21h30

Os tempos vão maus. Uns choram e outros cantam. Por aqui, continuamos a mostrar o que alguns fizeram nas vidas que foram tendo. Este ciclo de cinema, porque é verão e ao ar livre, tem muita música – que a música é uma boa forma de dizer coisas. É bom ouvir música ao ar livre. E ver o mundo enquanto se ouve música. E pensar. Nas vidas dos outros e nas nossas – as de cada um e também na da Casa da Achada. E falar depois de ter ouvido cantar. Um alívio uma vez por semana, quando o cerco é grande.

Nesta última sessão deste ciclo projectamos Sweeney Todd – O terrível barbeiro de Fleet Street (2007, 116 min.) de Tim Burton.

Sinopse: Depois de quinze anos de prisão na Austrália, Benjamin Barker foge e chega a Londres com uma ideia na cabeça : vingar-se do juiz Turpin que o condenou para ficar com a sua mulher e o seu bebé Johanna. Adoptando o nome de Sweeney Todd, retoma a sua barbearia, situada por cima da padaria da Sr.ª Nellie Lovett que o informa do suicídio da sua mulher, depois de ter sido violada por Turpin. Quando o seu rival Pirelli lhe diz que o vai desmacarar, Sweeney mata-o e a Sr.ª Lovett propõe-lhe a forma de se desembaraçar do cadáver: aproveitar a carne para paté. Sweeney descobre que Turpin quer agora apoderar-se de Johanna, que mantém em sequestro, com a cumplicidade de Bamford. Mas Anthony, o jovem marinheiro que salvou a vida a Sweedey durante a fuga, apaixona-se por ela, liberta-a e promete casar com ela. Entretanto, o bairro de Fleet Street foi-se deliciando com as tortas muito especiais da Sr.ª Lovett, que se põe a sonhar com uma nova vida, respeitável e burguesa: casada com Sweeney e tendo como filho adoptivo o antigo assistente de Pi-relli. Mas Sweeney continua deci-dido a levar até ao fim a sua vin-gança, custe o que custar… Começa então uma carnificina.

Em Outubro começa um novo ciclo de cinema dentro da Casa da Achada: «Cinema e Literatura».

 

ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO
VER AGORA MELHOR O MAIS DISTANTE
Até 24 de Setembro, durante o horário de abertura

Lembramos que a exposição «Ver agora melhor o mais distante», de textos de Regina Guimarães a partir de pinturas e desenhos de Mário Dionísio, pode ser visitada até ao dia 24 de Setembro.

A exposição junta cerca de trinta obras plásticas de Mário Dionísio (pintura, alguns desenhos e uma tapeçaria) e os textos que Regina Guimarães escreveu a partir deles.

Alguns dos textos podem ser lidos aqui.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020