Campanha de apoio à reedição d’A PALETA E O MUNDO
Foi lançada no passado dia 30 de Janeiro, no início da sessão «Editar à margem», uma campanha para apoio à reedição d’A paleta e o mundo. Esta obra histórica sobre arte e sociedade de uma actualidade surpreendente, ensaio pelo qual Mário Dionísio recebeu o Grande Prémio de Ensaio de 1962, está praticamente esgotada (já só existem para venda alguns dos 5 volumes da 2ª edição de 1973-74) e é nossa vontade conseguir reeditá-la ainda este ano, centenário do nascimento de Mário Dionísio.
Quem quiser dar o seu contributo (no mínimo dois euros) só tem de vir à Casa da Achada e tratar do assunto. Se preferir pagar por transferência bancária (IBAN: PT50 0036 0000 9910 5869 2830 8), deve enviar-nos um email (para casadaachada@centromariodionisio.org) com o seu nome, o comprovativo, e a indicação de que o valor se destina à reedição d’A Paleta e o mundo. Os nomes dos apoiantes figurarão na futura edição.
Desde 2009 que todas as segundas-feiras às 18h30 na Casa da Achada se realizam sessões de leitura colectiva d’A paleta e o mundo ou de textos referidos no ensaio, com projecção de imagens (vamos agora na segunda leitura integral d’A paleta e o mundo, no fim do volume 3). A recolha das imagens para essas sessões e as emendas que têm vindo a ser assinaladas no texto são já uma parte importante do trabalho para esta reedição.