20 de Outubro
EXPOSIÇÃO: MÁRIO DIONÍSIO – 50 ANOS DE PINTURA
Inauguração: Domingo, 20 de Outubro, 17h
Trata-se de uma exposição de dezenas de obras de Mário Dionísio que mostra o seu percurso como pintor, de 1943 (primeiras pinturas) a 1993 (data da sua morte).
Mário Dionísio foi pintor figurativo nos anos 40 e 50 e pintor abstracto a partir de 1963.
Tendo participado em diversas exposições colectivas, nomeadamente nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, na Sociedade Nacional de Belas Artes, nos anos 40-50, foi aos 73 anos que aceitou realizar, na Galeria Nasoni, a sua primeira exposição individual.
Muitas das suas obras são ainda desconhecidas, nomeadamente as primeiras, anteriores às EGAPs (1943-1946), que pela primeira vez figuram numa exposição.
Na quinta-feira, 24 de Outubro, pelas 18h, acontece uma visita guiada por Eduarda Dionísio.
e aproveitamos este dia para falar sobre um amigo de Mário Dionísio:
BENTO DE JESUS CARAÇA
Domingo, 20 de Outubro, 18h
Nesta 11ª sessão de «Amigos de Mário Dionísio» vamos falar sobre Bento de Jesus Caraça com António Pedro Pita e João Caraça. E acompanhamos a conversa com uma pequena exposição documental.
«Ser-me-ia impossível esquecer ou calar o estímulo que para mim representou o interesse, nunca paternalista mas sempre discreto e fraternal, de Caraça pelos meus incipientes trabalhos ou pela simples intenção de fazê-los. Mais que isso: a insistência amiga em que os fizesse. Não por serem meus, é evidente. Só por serem de mais um, onde eram precisos tantos na mesma batalha.»
Mário Dionísio
mas não é por este motivo que não temos oficina:
OFICINA DE GRAVURA
Domingo, 20 de Outubro, das 15h30 às 17h30
Neste mês vamos, com Carla Mota, aprender a fazer gravura.
Para todos a partir dos 6 anos. Número máximo de participantes: 10.