Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

Uma nova edição de Mário Dionísio

verissimo

Na passada terça-feira foi apresentada uma nova edição de Mário Dionísio: [Érico Veríssimo] Um romancista brasileiro, a sua segunda dissertação de licenciatura em 1939, até agora inédita. A primeira, em 1938, tinha sido sobre a «Ode Marítima» de Álvaro de Campos, quando Fernando Pessoa não tinha entrada na Faculdade de Letras… e Mário Dionísio ficou reprovado…

Uma edição do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o apoio da Fundação para a Ciência e Desenvolvimento e com colaboração da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio. O livro conta com apresentação, edição e revisão de Vania Pinheiro Chaves e com uma introdução de João Marques Lopes.

A sessão contou com a presença de Vania Pinheiro Chaves, João Marques Lopes e Eduarda Dionísio.

«…Esta tese insere-se na atmosfera literário-intelectual que acabámos de descrever e parece-nos relevante por três razões: Primo: provavelmente, foi durante décadas o trabalho português que mais aprofundou o tema do posteriormente chamado romance brasileiro de 30, sobretudo na sua feição de denúncia social regionalista. Secundo: desenvolveu a superação de certos binómios e equações para marcar a abertura de uma nova posição no campo intelectual de então. Tértio: abordou os romances de Érico Veríssimo com uma invulgar profundidade em questões de ordem narratológica e “sociológica”…»
João Marques Lopes

A edição encontra-se à venda na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio por 10€.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017