Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

Programa da Semana de Abertura

Programa Abertura final

(clicar na imagem para ver maior)

ABERTURA DA CASA DA ACHADA-CENTRO MÁRIO DONÍSIO

29 de Setembro a 5 de Outubro

2009

PROGRAMA

ter 29 set • 18H – 23H                                          sessão inaugural

Leitura por Luís Miguel Cintra de «Pinto…», poema de Mário Dionísio (Memória dum pintor desconhecido, 1965) • «A Memória da Casa» (vídeo de Regina Guimarães, 7 min,, sobre a casa onde Mário Dionísio viveu) • Puxar pela memória – depoimentos curtíssimos de quem quiser falar de Mário Dionísio • Apresentação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio por Eduarda Dionísio • Apresentação do primeiro volume da Colecção Mário Dionísio: Entre Palavras e Cores – alguns dispersos (1937-1990) por Cristina Almeida Ribeiro (coordenadora da antologia co-editada com os Livros Cotovia) e do segundo volume Mário Dionísio – pintor por Rui-Mário Gonçalves (autor do álbum) • Visita à exposição de pintura de Mário Dionísio guiada por Regina Guimarães (com leitura de alguns textos seus sobre quadros de Mário Dionísio).

Será servida uma refeição ligeira.

qua 30 set 18H a paleta e o mundo – uma longa conversa

Leitura da conclusão de A Paleta e o Mundo por Jorge Silva Melo • Conversas de leitores do tempo em que a obra foi escrita (Carlos Veiga Pereira, Raul Gomes, Eduarda Dionísio e outros) e de leitores de agora (Ma­riana Pinto dos Santos, Miguel Castro Caldas, Pedro Rodrigues) • Apresen­tação do Ciclo A Paleta e o Mundo por Vítor Silva Tavares.

qua 30 set 21H30 cinema

O Mistério Picasso de Georges Henri Ciouzot (1956), 80 min, legendado em português, apresentado por Rui-Mário Gonçalves.

qui 1 out 18H livros e livros na biblioteca

«Esta Biblioteca é minha» – apresentação da Biblioteca da Achada por Natércia Coimbra e apresentação do Clube de Leitura da Achada por Filomena Marona Beja • Lançamento de Um Cesto de Cerejas – conversas, memórias, uma vida de Francisco Castro Rodrigues, editado pela Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, com a participação do Autor, de Eduarda Dionísio e de algumas das pessoas referidas na obra (Luisa Irene Dias Amado, Fernando Pulido Valente, Nuno Teotónio Pereira e outros).

sex out 18H mário dionísio e a educação

Palestra de Rui Canário: Mário Dionísio e a educação – criar e viver. Seguida de debate.

sex 2 out 21H30 sarau com leituras e canções

Leitura de textos de Mário Dionísio por Antonino Solmer, F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira, João Rodrigues, Margarida Guia, Sofia Marques • Poemas de Mário Dionísio musicados e cantados por Pedro e Diana • Primeira actu­ação do Coro da Achada • Música popular italiana por I Giomi Cantati (Piadena e Calvatone) e cantores de Brescia.

sab 3 out 11H oficina de vídeo para os mais novos

Enquadrar – oficina orientada por Regina Guimarães

sab 3 out 15H o que eu andei pràqui chegar –1

À volta do realismo – intervenção de Peter Kammerer sobre os problemas do realismo • Projecção de i colore della bassa, último documentário de Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali, com a participação dos autores.

sab 3 out  • 21H30 cinema

Inicio do 1o ciclo de cinema da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio (Neo-reallsmo italiano): La Terra Trema de Luchino Visconti (1948), 165 min, legendado em português, apresentado por Grazlella Galvani, Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali.

dom 4 out 11H oficina de voz para os mais novos

Falar, gritar, cantar – oficina orientada por Margarida Guia

dom 4 out 15H o que eu andei pràqui chegar – 2

Projecção do vídeo de Regina Guimarães A História dum mural (a história da maquete de Mário Dionísio para o café La Gare, em Lisboa) • Visita ao mural com desenho de Mário Dionísio pintado no Largo dos Trigueiros • Visita ao Bairro da Mouraria, com leituras de textos e a participação de Gabriela Dias, Associação Renovar a Mouraria e Margarida Guia (leituras na rua).

seg 5 out 10H 30 exposição de bandeiras

Exposição de 46 projectos de bandeiras republicanas (1910) e de Centros Republicanos com réplicas impressas em pano no Largo da Achada, explicada por Pitum Keil do Amaral.

seg 5 out 11 H oficina de pintura para os mais novos

Bandeiras e não bandeiras – oficina orientada por Carla Mota.

seg 5 out 16H                                                                repúblicas

O que é uma República – tertúlia com António Reis, João B. Serra, Filomena Marona Beja e outros • Encerramento da semana: Cantos no Largo da Achada – Cantos republicanos Italianos por I Giorni Cantati (Calvatone e Piadena) e Cantos com História peio Coro da Achada, com a participação de elementos do Coro Si Bemol et 14/2 (Paris)

3 comentários a “Programa da Semana de Abertura”

  1. Teresa Carneiro diz:

    Boa tarde. Agradeço que me enviem vossa programação.Sou vossa fã,desde a R. da Verónica.Obrigado. Teresa Carneiro

  2. Joana Duarte diz:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual o horário actualmente em vigor e a programação para as próximas semanas.

    Com os melhores cumprimentos,

  3. Teresa, para receber periodicamente a programação do Centro, basta assinar a nossa newsletter – http://www.centromariodionisio.org/assinar_newsletter.php.

    Joana, o horário provisório do Centro foi hoje divulgado. Veja aqui – http://noticias.centromariodionisio.org/?p=255.

    Muito obrigado a ambas pelo interesse.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017