ISABEL DA NÓBREGA

No passado dia 2 de Setembro, morreu Isabel da Nóbrega, escritora e colaboradora regular de numerosas publicações periódicas e de programas de rádio. Grande amiga de Mário Dionísio e de Maria Letícia, sua companheira.
Foi Mário Dionísio que fez o discurso da entrega do Prémio Camilo Castelo Branco da Sociedade Portuguesa de Escritores em 1965 a Isabel da Nóbrega, que o ganhou com o romance Viver com os outros, quando ainda havia poucos prémios literários. Há correspondência sua no Espólio de Mário Dionísio e é várias vezes referida em Passageiro Clandestino, o diário de Mário Dionísio, actualmente em publicação pela Casa da Achada-Centro Mário Dionísio.
A forte relação de Isabel da Nóbrega com Mário Dionísio é bem visível num depoimento seu, gravado por Regina Guimarães, na Casa da Achada ainda em obras, e que podem ver aqui:
É uma grande perda. Também para a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, de que foi uma fundadora e colaboradora das mais empenhadas, enquanto a saúde lho permitiu. Vamos, evidentemente, sentir muito a sua falta.