Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

Como foi a Leitura Furiosa

Aconteceu no passado fim-de-semana, de 11 a 13 de Maio, mais uma edição da Leitura Furiosa – um acontecimento anual de encontro de pessoas «zangadas com a leitura» com escritores, que este ano decorreu ao mesmo tempo em Lisboa (Casa da Achada), no Porto (Fundação Serralves), Beja (Biblioteca Municipal José Afonso) e Amiens (Cardan, França).

No primeiro dia, sexta-feira, 11 de Maio, um escritor encontra-se com o grupo de «zangados com a leitura» no seu sítio, almoçam juntos e conversam. Depois o escritor escreve um texto sobre esse encontro. Juntou-se um grupo do Recolhimento da Encarnação com a escritora Filomena Marona Beja, do Recolhimento de São Cristóvão com Jacinto Lucas Pires, do Centro Social Polivalente de São Cristóvão São Lourenço com Jaime Rocha, da Escola n.º 10 do Castelo com José Mário Silva, do Centro Social da Sé com Margarida Vale de Gato, da Escola Secundária Gil Vicente com Miguel Castro Caldas, do Centro de Apoio Social dos Anjos com Nuno Milagre, do Centro de Acolhimento para Refugiados do CPR com Rosa Alice Branco.

Na manhã de sábado os grupos voltam a encontrar-se com o escritor na Casa da Achada. Discutem o texto e fazem alterações. Os textos foram ilustrados por Bárbara Assis PachecoJosé Smith VargasNadine RodriguesNuno SaraivaPierre Pratt e Zé d’Almeida. Durante a tarde cada escritor leva o seu grupo para uma livraria ou biblioteca – visitaram-se as livrarias Fabula Urbis, Letra Livre, na biblioteca pública da  Casa da Achada e na biblioteca Camões, e a Feira do Livro.

O domingo foi o dia da apresentação pública dos textos e das ilustrações – não só os de Lisboa, mas também das Leituras Furiosas de outras cidades. Nessa tarde os actores Antonino Solmer, Diogo DóriaF. Pedro OliveiraInês NogueiraJoana CraveiroSuzana Borges leram os textos; alguns deles musicados por Diana Dionísio e Pedro Rodrigues. No fim houve tempo para um lanche no quintal para toda a gente poder conversar mais um pouco. Foi, também, editada uma brochura com todos os textos e ilustrações da Leitura Furiosa, que pode ser adquirida na Casa da Achada.

Sobre a Leitura Furiosa no Porto: O fio de Ariadne (Zilda Cardoso)

Sobre a Leitura Furiosa em Beja: Funcionária pública (Cristina Taquelim)

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020