Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

Arquivo para a categoria ‘Semana de Abertura’

 

Como foi a inauguração da exposição ‹‹Sonhar com as mãos››

6 de Outubro de 2011

6. ML D-17 3. À mesa E-15e 8. Mulher cor D-22

Na passada quinta-feira, dia 29 de Setembro, assinalámos os 2 anos de abertura ao público da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio com a inauguração de uma nova exposição: Sonhar com as mãos – O desenho na obra de Mário Dionísio.

Às 18h30, piscando o olho ao título da exposição, o coro da Achada cantou «Mãos», uma canção com música de Pedro Rodrigues e letra de Regina Guimarães, que a fez há uns meses propositadamente para o coro.

2-aniversaio-ED 2-aniversario-PL 2-aniversario-coro

Falou depois Eduarda Dionísio, que contou um pouco do caminho que trilhámos nestes dois anos – um caminho tão cheio de actividades e questões que não pode ser resumido nuns minutos. Anunciou que a página electrónica do Centro Mário Dionísio foi alterada para mais facilmente se encontrarem as informações acerca da casa e das sessões programadas. Por fim, apresentou a nova exposição e o seu catálogo e passou a palavra à curadora, Paula Ribeiro Lobo.

sonhar_final Capa Ficha 3 copy capa separata copy

O coro voltou depois a cantar várias canções, umas com letra de Mário Dionísio, outras com letras de outros e em várias línguas. No fim, houve petiscos e bebidas e puderam todos ver com mais calma as duas exposições – a de desenhos (na Zona Pública) e a que dava conta de tudo o que o centro Mário Dionísio fez durante este último ano (na varanda) – e as três edições lançadas no dia – o catálogo Sonhar com as mãos, a Ficha nº 3 (boletim da Casa da Achada) e o primeiro disco do coro da Achada.
.

 

Leilão d’Arte: Disponível lista de obras (em actualização)

27 de Setembro de 2010

Convite

Encontra-se disponível o site com a lista das obras dos autores que contribuíram para o Leilão d’Arte a realizar-se no dia 5 de Outubro, pelas 18:00h, na Casa da Achada. O produto deste leilão destina-se à continuação da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio e as suas actividades.

Podem consultar aqui a lista, ainda em actualização, dos autores: http://leilaodartecmd2010.blogspot.com/

 

1º Aniversário da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio: 29 Set a 5 Out

25 de Setembro de 2010

cartaz aniversário

Programa Aniversário CA-CMD

(clicar para aumentar)

.

 

1º Aniversário da Casa da Achada, mas antes há outras actividades

23 de Setembro de 2010

Antes da comemoração do Primeiro Aniversário da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, há ainda várias actividades.

Esta quinta-feira, dia 23, às 18:00h, acontece a 5ª sessão de Mário Dionísio, escritor. Manuel Gusmão vem falar-nos do livro Não há morte nem princípio. Na segunda-feira continua a leitura de A Paleta e o Mundo às 18:30h; e às 21:30h a última sessão de cinema ao ar livre: projectaremos O Sangue de Pedro Costa. No domingo continua a oficina de Fotografia Pinhole orientada por Luís Rocha e Tânia Araújo.

MD ESCR. GUSMÃO cartaz cinema ao ar livre

De 29 de Setembro até ao dia 5 de Outubro, comemora-se o Primeiro Aniversário da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

cartaz aniversário

Na quarta-feira, 29 de Setembro, às 19h, inauguramos duas exposições: 50 anos de pintura e de desenho – 2, composta por quadros de Mário Dionísio e seus amigos, com visita guiada; e uma exposição de fotografias e cartazes de 1 ano de actividades da Casa da Achada. Serão também lançadas duas edições: Ficha 1, o primeiro número do boletim da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio; e 5 serigrafias de desenhos de Mário Dionísio. Haverá ainda uma projecção de depoimentos sobre Mário Dionísio organizada por Regina Guimarães. Será servida uma refeição ligeira no jardim.

No dia seguinte, 30 de Setembro, às 18:00h, é lançado o livro Entrevistas de Mário Dionísio (1945-1991), conjunto de entrevistas feitas por e a Mário Dionísio. Será apresentado pelo grupo que organizou esta edição, coordenado por Cristina Almeida Ribeiro. Segue-se a projecção de excertos de entrevistas a Mário Dionísio.

Na sexta-feira, 1 de Outubro, às 18:00h, acontece a primeira sessão Amigos de Mário Dionísio, organizada por Diana Dionísio e Pedro Rodrigues sobre a actriz, declamadora e escritora Manuela Porto, com uma pequena exposição documental e leitura de textos.

O sábado, 2 de Outubro, será um dia preenchido. À tarde, pelas 17:00h, haverá uma sessão de leitura de textos de Mário Dionísio por vários fundadores da associação, actores e não-actores, com a coordenação de Luís Miguel Cintra: Mais verde, mais azul, mais branco, mais vermelho. Trata-se de um conjunto de textos, escolhidos e organizados por Eduarda Dionísio, lidos pela primeira vez em 1991, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, por ocasião dos «50 anos da vida literária e artística de Mário Dionísio», ainda na sua presença, com encenação de Luís Miguel Cintra e espaço cénico de Cristina Reis. A leitura foi repetida em 1996, no Teatro Taborda, por ocasião da homenagem intitulada «Não há morte nem princípio», organizada pela Biblioteca Museu República e Resistência. Terá agora novos leitores.
Nessa noite haverá canções às 21:30h. O grupo de cantadeiras CRAMOL, fundado em 1979, cantará várias canções tradicionais de mulheres. O Coro da Achada, formado em Junho de 2009 nesta casa, cantará canções de luta de vários países, para além de canções com letras de Mário Dionísio.

No domingo, 3 de Outubro, para além da montagem da exposição da oficina de Fotografia Pinhole, haverá a 6ª sessão de edição independente, Pequeno é bom, organizada pela Chili Com Carne. Ao mesmo tempo haverá pintura de murais em frente à Casa da Achada. Tudo às 15:00h.

Oficina MEF

Na segunda-feira, dia 4 de Outubro, regressamos à programação habitual da Casa da Achada. Às 18:30h há a leitura, com projecção de imagens, de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio sobre a pintura do século XX. Às 21:30h inicia um novo ciclo de cinema: Realizadores de uma só longa-metragem. Projectamos Atalante de Jean Vigo.

Cataz1 só filme

No último dia da semana de aniversário, dia 5 de Outubro, comemoramos o Centenário da República. Haverá uma exposição de obras de arte oferecidas à Casa da Achada a partir das 11h e às 18h estas serão leiloadas. Durante o dia, a partir das 15h, vai plantar-se uma árvore com a leitura de textos de José Gomes Ferreira. Às 16h irão ser lidos textos de Raul Brandão sobre a República.

Convite

___________________________
Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, r/c
1100-004 – Lisboa
Telf. 218877090
E-mail: casadaachada@centromariodionisio.org
Site: http://www.centromariodionisio.org/

 

Desenho de João Palla – lançamento de Um cesto de cerejas

20 de Novembro de 2009

Recebemos este desenho que João Palla fez durante a sessão de lançamento do livro Um cesto de cerejas – conversas, memórias, uma vida, de Francisco Castro Rodrigues e Eduarda Dionísio, na Casa da Achada, no dia 1 de Outubro, durante a Semana de Abertura (ver aqui fotos da sessão). Muito obrigada. E aqui fica.

desenho sessão lançamento FCR

 

19 de Novembro: Sessão sobre Um cesto de cerejas – conversas, memórias, uma vida de Francisco Castro Rodrigues

14 de Novembro de 2009

capa FCR

Na próxima quinta-feira dia 19 de Novembro, realiza-se no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira (perto da estação de comboios), uma sessão em torno do livro Um cesto de cerejas – conversas, memórias, uma vida, recentemente lançado na Semana de Abertura do Centro Mário Dionísio.

A sessão, organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, está marcada para as 21h30 e conta com a presença dos autores Francisco Castro Rodrigues e Eduarda Dionísio, e ainda de Vítor Silva Tavares (que apresentará a obra) e do arquitecto José Manuel Fernandes ( a confirmar).

 

Fotodiário da Semana de Abertura

8 de Outubro de 2009

Fotos de Clara Boléo, Irene van Es, Joaquim Beja, Regina Guimarães e Sofia Trincão.

Terça 29 Set  18h-23h

Copie (1) de IMG_5179 SDC13752 comprimida Copie (1) de IMG_5200 Copie (1) de IMG_5196

IMG_5222 IMG_5232 SDC13754 comprimida Copie (1) de IMG_5184

Luís Miguel Cintra leu um longo poema de Mário Dionísio publicado em 1965 no livro Memória dum pintor desconhecido. Foi projectado o vídeo de Regina Guimarães A Memória da Casa, sobre a casa onde Mário Dionísio viveu. Algumas pessoas puxaram pela memória e falaram de Mário Dionísio. Eduarda Dionísio fez a apresentação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio. Cristina Almeida Ribeiro apresentou o primeiro volume da Colecção Mário Dionísio Entre Palavras e Cores – alguns dispersos (1937-1990) e Rui Mário Gonçalves o segundo, Mário Dionísio – pintor. Regina Guimarães guiou uma visita à exposição de pintura de Mário Dionísio com leitura de alguns textos seus.

Quarta 30 Set  18h e 21h30

SDC13819 comprimida IMG_5244 IMG_5247 SDC13829 comprimida

À tarde Jorge Silva Melo leu a Conclusão de A Paleta e o Mundo. Leitores de várias gerações (Carlos Veiga Pereira, Raul Gomes, Eduarda Dionísio, Ma­riana Pinto dos Santos, Miguel Castro Caldas e Pedro Rodrigues) conversaram sobre a obra. Vítor Silva Tavares apresentou o Ciclo A Paleta e o Mundo. À noite foi projectado um filme pouco conhecido, O Mistério Picasso de Georges Henri Clouzot, apresentado por Rui-Mário Gonçalves.

Quinta 1 Out  18h

IMG_5277 IMG_5279 IMG_5318 IMG_5296

Natércia Coimbra apresentou a Biblioteca da Achada (em formação, que já conta com mais de 3000 livros) e Filomena Marona Beja apresentou o Clube de Leitura da Achada. Francisco Castro Rodrigues, Eduarda Dionísio, Luisa Irene Dias Amado, Fernando Pulido Valente e os arquitectos Nuno Teotónio Pereira e José Manuel Fernandes falaram a propósito de Um Cesto de Cerejas – conversas, memórias, uma vida de Francisco Castro Rodrigues, editado pela Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

Sexta 2 Out  18h e 21h30

foto sarau Mario Dionisio 007 Mario Dionisio 012 SDC13931 comprimida

À tarde Rui Canário fez uma palestra sobre «Mário Dionísio e a educação – criar e viver», a que se seguiu um debate e que será em breve publicada. À noite, um sarau com poemas e música: Antonino Solmer, F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira, João Rodrigues, Margarida Guia e Sofia Marques leram textos de Mário Dionísio escolhidos por Antonino Solmer; Pedro e Diana cantaram poemas de Mário Dionísio por eles musicados; o Coro da Achada, que se apresentou em público pela primeira vez,  cantou canções com letra de Mário Dionísio e outras (ouvir aqui); o grupo italiano I Giorni Cantati (Piadena e Calvatone) e uma cantora de Brescia cantaram música popular italiana.

Sábado 3 Out  11h, 15h e 21h30

FILMANDO O MURAL 1 comprimida FILMANDO O MURAL 3 comprimida FILMANDO QUADROS 2 comprimida DESENHANDO NO FIM DA OFICINA DE VÍDEO comprimida

IMG_1491 comprimida IMG_1497 comprimida IMG_1512 comprimida GRAZIELLA 1 comprimida

De manhã, começaram as oficinas para os mais novos: «Quadros dentro de quadros», oficina de vídeo em que também se pintou, orientada por Regina Guimarães, com a participação de Tiago Afonso. À tarde andou-se «À volta do realismo»: Peter Kammerer falou sobre o realismo italiano; foi projectado o último documentário de Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali I colore della bassa, e houve uma conversa com os autores. À noite começou o ciclo de cinema neo-relista italiano com La terra trema de Luchino Visconti, apresentado por Graziella Galvani.

Domingo 4 Out  11h e 15h

IMG_1537 comprimida IMG_1546 comprimida IMG_1549 comprimida IMG_1571 comprimida

De manhã, oficina de voz para os mais novos «Falar, gritar, cantar», orientada por Margarida Guia. À tarde, depois da projecção do vídeo de Regina Guimarães A História dum mural, visita ao bairro da Mouraria, orientada por Gabriela Dias e Inês Valsinha (Associação Renovar a Mouraria), com leitura de poemas por Margarida Guia, que levou a sua Bibliambule. O passeio começou no Largo dos Trigueiros junto ao mural com desenho de Mário Dionísio e acabou no Largo da Achada.

Segunda 5 Out 10h30, 11h e 16h

2009_1002Achadainauguração0113 2009_1002Achadainauguração0108 2009_1002Achadainauguração0099 2009_1002Achadainauguração0104

2009_1002Achadainauguração0119 IMG_5373 comprimida IMG_1610 comprimida IMG_1611 comprimida

Mario Dionisio 013 IMG_5416 Mario Dionisio 024 Mario Dionisio 027

De manhã Pitum Keil Amaral explicou a sua exposição dos projectos de bandeiras republicanas (1910) que concorreram a bandeiras nacionais, montada no terraço da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio. Réplicas impressas em pano estiveram penduradas às janelas do Largo da Achada. A seguir, Carla Mota orientou a oficina para os mais novos «Bandeiras e não bandeiras». À tarde, numa tertúlia com António Reis, João B. Serra e Filomena Marona Beja na mesa, falou-se de República. A semana encerrou com cantos republicanos italianos e de luta por I Giorni Cantati e pelo Coro da Achada.

 

50 anos de pintura e desenho na Casa da Achada

1 de Outubro de 2009
A exposição inaugural da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, com perto de 40 obras de desenho e pintura de Mário Dionísio, muitas delas desconhecidas, e 18 obras de vários artistas pertencentes ao seu espólio, abriu no dia 29 de Setembro.
Poderá ser visitada até final de Dezembro.
O horário até 5 de Outubro será o das actividades programadas na Semana de Abertura da Casa da Achada.
O horário que se seguirá será anunciado brevemente.

Obras de Mário Dionísio

1. O rapaz da guitarra

1950, óleo, 68 x 61

2. Reunião clandestina

1947, óleo s/ tela, 97 x 130

3. Ribeira do Tejo

1950-1952, tapeçaria, 138 x 167

4. O menino e a pomba

1953, óleo s/ tela, 130 x 97

5.Maternidade camponesa

1950, óleo s/ platex, 142 x 75

6. Do outro lado do talude

1973, óleo s/tela, 37 x 46

7. Monólogo a  muitas vozes

1976, óleo s/ tela, 45 x 34

8. Dez horas e meia da manhã depois da chuva

1989, acrílico s/ platex, 52 x 45

9. O impulso

1988, óleo s/ tela, 61 x 54

10. Cabra-cega

1989, acrílico s/ tela, 81 x 100

11. Sem título nº1

1991, acrílico s/ tela, 72 x 60

12. Paisagem deslizante

1989, acrílico s/ tela, 81 x 65

13. Greenpeace

1989, acrílico s/ tela, 89 x 116

14. Dia cinzento

1989, acrílico s/ tela, 92 x 73

15. Sem título nº 21

1993, acrílico s/ tela, 92 x 73

16. Espaço povoado

1990, Acrílico s/ tela, 116 x 89

17. La joie de vivre

1990, acrílico s/ tela, 100 x 81

18. Puberdade

1991, acrílico s/ tela, 65 x 50

19. 19. Torvelinho

1990, acrílico s/ platex, 50 x 65

20. Nasce uma  flor de pranto

1989, acrílico e pastel-óleo s/ tela, ~

116 x 89

21. Recordando a praia

1990, acrílico e colagem s/ tela,

81 x 100

22. Recanto silvestre

1991, acrílico s/ tela, 100 x 100

23. Dia de Maio / 1º de Maio

1990, acrílico s/ tela, 97 x 130

24. Transparência nocturna

1991, acrílico s/tela, 100 x 100

25. Ribeira do Tejo

[1950], cartão para tapeçaria, 29,5 x 35,5

26. 4 desenhos de 1945

27. Maria [Letícia]

1948, Desenho a carvão, 36 x 28

28. A Eduarda com seis anos

1952, óleo sobre tela, 49 x 39

29. [Sem título]

último quadro (inacabado)

1993, acrílico s/ tela, 90 x 100

30. Sem título nº 22 [1]

1993, acrílico s/ tela, 100 x 81

31. A derrocada III

1991, Acrílico s/ tela, 89,5 x 116,5

32. O regresso

1989, acrílico s/ tela, 92 x 73

33. O dentro e o fora

1989, acrílico e pastel-óleo s/ tela,

100 x 81

34. [Unhais da Serra]

1944, óleo s/ tela, 43 x 48

Obras de artistas amigos oferecidas a Mário Dionísio

a- Raul Perez

1967, pintura s/ papel, 15,5 x 16,5

b- Júlio [Reis Pereira]

1976, desenho a tinta da china, 26,5 x 15

c – Avelino Cunhal

1942, óleo s/ madeira, 36 x 44,5

d – António Cunhal

s.d. [anos 40], aguarela, 25,5 x 22

e –  Álvaro Cunhal

1942, desenho a lápis, 25 x 41

f – Abel Salazar

s.d., desenho a tinta da china, 20,5 x 26

g- Manuel Ribeiro de Pavia

s.d., desenho, 31,5 x 24

h – Manuel Ribeiro de Pavia

1948, desenho a tinta da china, 40 x 25

i – Júlio Resende

1977, aguarela, 69 x 49

j – Carlos Scliar

[Auto-retrato]

1951, gravura (PA), 25,5 x 18,5

k – Cândido Portinari

[ilustração de A Selva de Ferreira de Castro]

1955; desenho a lápis de cera; 32 x 30

l – Júlio Pomar

[Retrato de MD]

1950; desenho a tinta da china; 49 x 37

m – Júlio Pomar

Ribeira do Tejo / Ribeira

1949, óleo s/ madeira, 72,5 x 125

n – Germano Santo

Espectadores (nº 24)

1989, acrílico e pastel s/ cartão, 37,5 x 29,5

o – Carlos de Oliveira

S.d., lápis de cera, 42 x 30,5

p – Maria Helena Vieira da Silva

s.d., guache, 27 x 24,5

publicado em Le feu qui dort de Mário Dionísio

q – José Júlio [Andrade dos Santos]

2ª variação sobre um tema de Braque

1952, óleo s/ madeira, 61 x 80,5

r – Manuel Filipe

Mastros

1968, pintura s/ platex, 84 x 67

 

As três primeiras edições do Centro Mário Dionísio

10 de Setembro de 2009

As três primeiras edições da Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio estarão prontas no dia 29 de Setembro, dia da inauguração da Casa da Achada.

capa Antologia

MÁRIO DIONÍSIO

ENTRE PALAVRAS E CORES – alguns dispersos  (1937-1990)

54 textos de Mário Dionísio. 340 pp.

Selecção e organização: Clara Boléo, Cristina Almeida Ribeiro, Eugénia Leal, Jorge Silva Melo, Maria das Graças Moreira de Sá, Pedro Rodrigues, Regina Guimarães. Coordenação: Cristina Almeida Ribeiro.

Col. Mário Dionísio 1

Edição Casa da Achada – Centro Mário Dionísio / Livros Cotovia

Apoio: Direcção-Geral do Livro e das Biblotecas

PVP – 18 € Venda directa: 14 € Venda directa por correio: 16€

capa Álbum

RUI-MÁRIO GONÇALVES

MÁRIO DIONÍSIO PINTOR

Álbum. 64 pp.

Texto de Rui Mário Gonçalves ilustrado, 30 reproduções de quadros de Mário Dionísio de tamanho de página, cronologia ilustrada.

Col. Mário Dionísio 2

Edição Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

PVP – 14 € Venda directa: 10 € Venda directa por correio: 11€

capa FCR

FRANCISCO CASTRO RODRIGUES

UM CESTO DE CEREJAS – conversas, memórias, uma vida

Organização, introdução e notas de Eduarda Dionísio

Volume cartonado. 200 imagens. 480 pp.

Edição Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Apoio: Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo

PVP – 22 € Venda directa: 18 € Venda directa por correio: 20€

Os 3 volumes:

Venda directa: 40 €

Venda directa por correio: 45€

Para pré-comprar estes livros, envie um e-mail para casadaachada@centromariodionisio.org.

 

Programa da Semana de Abertura

31 de Agosto de 2009

Programa Abertura final

(clicar na imagem para ver maior)

ABERTURA DA CASA DA ACHADA-CENTRO MÁRIO DONÍSIO

29 de Setembro a 5 de Outubro

2009

PROGRAMA

ter 29 set • 18H – 23H                                          sessão inaugural

Leitura por Luís Miguel Cintra de «Pinto…», poema de Mário Dionísio (Memória dum pintor desconhecido, 1965) • «A Memória da Casa» (vídeo de Regina Guimarães, 7 min,, sobre a casa onde Mário Dionísio viveu) • Puxar pela memória – depoimentos curtíssimos de quem quiser falar de Mário Dionísio • Apresentação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio por Eduarda Dionísio • Apresentação do primeiro volume da Colecção Mário Dionísio: Entre Palavras e Cores – alguns dispersos (1937-1990) por Cristina Almeida Ribeiro (coordenadora da antologia co-editada com os Livros Cotovia) e do segundo volume Mário Dionísio – pintor por Rui-Mário Gonçalves (autor do álbum) • Visita à exposição de pintura de Mário Dionísio guiada por Regina Guimarães (com leitura de alguns textos seus sobre quadros de Mário Dionísio).

Será servida uma refeição ligeira.

qua 30 set 18H a paleta e o mundo – uma longa conversa

Leitura da conclusão de A Paleta e o Mundo por Jorge Silva Melo • Conversas de leitores do tempo em que a obra foi escrita (Carlos Veiga Pereira, Raul Gomes, Eduarda Dionísio e outros) e de leitores de agora (Ma­riana Pinto dos Santos, Miguel Castro Caldas, Pedro Rodrigues) • Apresen­tação do Ciclo A Paleta e o Mundo por Vítor Silva Tavares.

qua 30 set 21H30 cinema

O Mistério Picasso de Georges Henri Ciouzot (1956), 80 min, legendado em português, apresentado por Rui-Mário Gonçalves.

qui 1 out 18H livros e livros na biblioteca

«Esta Biblioteca é minha» – apresentação da Biblioteca da Achada por Natércia Coimbra e apresentação do Clube de Leitura da Achada por Filomena Marona Beja • Lançamento de Um Cesto de Cerejas – conversas, memórias, uma vida de Francisco Castro Rodrigues, editado pela Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, com a participação do Autor, de Eduarda Dionísio e de algumas das pessoas referidas na obra (Luisa Irene Dias Amado, Fernando Pulido Valente, Nuno Teotónio Pereira e outros).

sex out 18H mário dionísio e a educação

Palestra de Rui Canário: Mário Dionísio e a educação – criar e viver. Seguida de debate.

sex 2 out 21H30 sarau com leituras e canções

Leitura de textos de Mário Dionísio por Antonino Solmer, F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira, João Rodrigues, Margarida Guia, Sofia Marques • Poemas de Mário Dionísio musicados e cantados por Pedro e Diana • Primeira actu­ação do Coro da Achada • Música popular italiana por I Giomi Cantati (Piadena e Calvatone) e cantores de Brescia.

sab 3 out 11H oficina de vídeo para os mais novos

Enquadrar – oficina orientada por Regina Guimarães

sab 3 out 15H o que eu andei pràqui chegar –1

À volta do realismo – intervenção de Peter Kammerer sobre os problemas do realismo • Projecção de i colore della bassa, último documentário de Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali, com a participação dos autores.

sab 3 out  • 21H30 cinema

Inicio do 1o ciclo de cinema da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio (Neo-reallsmo italiano): La Terra Trema de Luchino Visconti (1948), 165 min, legendado em português, apresentado por Grazlella Galvani, Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali.

dom 4 out 11H oficina de voz para os mais novos

Falar, gritar, cantar – oficina orientada por Margarida Guia

dom 4 out 15H o que eu andei pràqui chegar – 2

Projecção do vídeo de Regina Guimarães A História dum mural (a história da maquete de Mário Dionísio para o café La Gare, em Lisboa) • Visita ao mural com desenho de Mário Dionísio pintado no Largo dos Trigueiros • Visita ao Bairro da Mouraria, com leituras de textos e a participação de Gabriela Dias, Associação Renovar a Mouraria e Margarida Guia (leituras na rua).

seg 5 out 10H 30 exposição de bandeiras

Exposição de 46 projectos de bandeiras republicanas (1910) e de Centros Republicanos com réplicas impressas em pano no Largo da Achada, explicada por Pitum Keil do Amaral.

seg 5 out 11 H oficina de pintura para os mais novos

Bandeiras e não bandeiras – oficina orientada por Carla Mota.

seg 5 out 16H                                                                repúblicas

O que é uma República – tertúlia com António Reis, João B. Serra, Filomena Marona Beja e outros • Encerramento da semana: Cantos no Largo da Achada – Cantos republicanos Italianos por I Giorni Cantati (Calvatone e Piadena) e Cantos com História peio Coro da Achada, com a participação de elementos do Coro Si Bemol et 14/2 (Paris)

 

Semana de abertura: 29 de Setembro a 5 de Outubro

30 de Agosto de 2009

Cartaz abertura pequeno

 

Confirmada a participação de gente que vem de longe (e vai para muito longe) na abertura da Casa da Achada

11 de Agosto de 2009

Uma dúzia de pessoas, muitas delas da Lega di Cultura di Piadena  virá de Itália participar na Semana de Abertura da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

Será projectado o último documentário de Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali, fundadores da Lega di Cultura, que participarão num debate sobre os problemas dos realismos, que partirá de um intervenção de Peter Kammerer, professor jubilado de sociologia da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Urbino.

Giuseppe Morandi e Gianfranco Azzali (que também estarão presentes numa sessão de documentários seus na Cinemateca na noite de 1 de Outubro), participarão ainda, assim como a actriz Graziella Galvani, na apresentação do 1º Ciclo de Cinema da Casa da Achada, o neo-realismo italiano, que se inicia com a projecção de «La Terra Trema» de Luchino Visconti.

O grupo coral da Lega di Cultura di Piadena, I Giorni Cantati, reforçado por dois cantores populares de Brescia, cantará num sarau de leituras de textos de Mário Dionísio e de cantos populares com História, assim como no encerramento da Semana de Abertura, no dia 5 de Outubro, dia em que a República portuguesa faz 99 anos.  

Também está confirmada a vinda de Margarida Guia, actriz luso-francesa, que se encarregará de ler poemas de Mário Dionísio pelas ruas, alguns deles em francês, e de uma oficina para crianças do bairro.

O programa completo da Semana de Abertura (29 de Setembro a 5 de Outubro) será divulgado em breve.

 

Abertura da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

5 de Julho de 2009

A abertura ao público da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio está prevista para 29 de Setembro.
Em breve será divulgado o programa da abertura que durará uma semana. Serão lançados três edições da Casa da Achada, será apresentado o ciclo A Paleta e o Mundo (actualmente em fase de planificação), será inaugurada a Biblioteca da Achada (actualmente em fase de organização, a partir de ofertas), cantará o Coro Dissonante da Achada (nome provisório, que iniciou os seus ensaios), etc.

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020