Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

Faça frio ou esteja quente, Achada com a gente!

A partir de 11 de Dezembro e até ao dia 23 de Dezembro a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio põe à venda as suas mais recentes edições, incluindo muitas novidades e realiza uma série de actividades fora do baralho. Entre as mais recentes edições estão o volume II de «Passageiro Clandestino» (diário inédito de Mário Dionísio), uma agenda para 2022 e outras surpresas. Serão dias com espectáculos musicais, com livros e leituras, encontros e debates. Coisas bonitas, ideias e gente para continuar pelo próximo ano fora: por outras formas de fazer e pensar a cultura, faça chuva ou faça sol.

Programa de sessões:

11 de DEZEMBRO – 15H30
LANÇAMENTO DA AGENDA «É PRECISO CRIAR OS DIAS»
Este ano, pela primeira vez, a Casa da Achada lança uma original e prática agenda para 2022, com citações do primeiro volume do diário de Mário Dionísio, PASSAGEIRO CLANDESTINO, e outras reproduções de materiais do seu espólio. O lançamento terá leituras e canções pelo Coro e pelo Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada.
LANÇAMENTO DO 2º VOLUME DO PASSAGEIRO CLANDESTINO
Depois do lançamento em Abril passado do 1º volume do diário de Mário Dionísio, PASSAGEIRO CLANDESTINO, escrito entre 1950 e 1957, lançamos agora o 2º volume, escrito entre 1959 e 1967. Tal como aconteceu com o 1º volume, publicamos em conjunto um outro tomo de Notas ao diário, da autoria de Eduarda Dionísio.
O volume será apresentado por Adelino Gomes, António Pedro Pita, Catherine Dumas, Clara Boléo, João Rodrigues, João B. Serra e Luísa Duarte Santos e haverá leituras por Inês Nogueira e Lena Bragança Gil. Seguir-se-á uma conversa com a participação destes e doutros convidados.

12 de DEZEMBRO – 15h30
OUVIDO DE TÍSICO – ZÉ MÁRIO PIRATA
Vamos ouvir uma antologia de versões de canções de Zé Mário Branco acabada de sair: o disco duplo «Zé Mário Pirata», editado pela Rádio Paralelo. Ouviremos mais de uma dezena de artistas e bandas que responderam ao desafio de fazer uma versão de uma música e podemos conversar com alguns deles no fim.

13 de DEZEMBRO – 18h30
ARTES PÚBLICAS E PRIVADAS – CICLO A PALETA E O MUNDO
Leitura de «Artes públicas e privadas» de Eduarda Dionísio. Por Pedro Rodrigues.
Em Dezembro, interrompemos o ciclo «A Paleta pergunta e o Mundo responde» para ler um ensaio/conferência de Eduarda Dionísio publicado em 1997.
Podem as artes (públicas e privadas) ser uma alavanca do mundo?

13 de DEZEMBRO – 21h30
CINEMA: DOROGOY TSENOY / O CAVAVO QUE CHORA
Nesta sessão do ciclo «A cor no cinema» projectamos o filme «Dorogoy Tsenoy/ O cavalo que chora» (1957, 98′) de Mark Donskoi.

19 de DEZEMBRO – 16h
LEITORES ACHADOS
Os Leitores Achados encontram-se na Casa da Achada para ler em conjunto e comentar um conto.

20 de DEZEMBRO – 18h30
ARTES PÚBLICAS E PRIVADAS – CICLO A PALETA E O MUNDO
Leitura de «Artes públicas e privadas» de Eduarda Dionísio. Por Pedro Rodrigues.
Em Dezembro, interrompemos o ciclo «A Paleta pergunta e o Mundo responde» para ler um ensaio/conferência de Eduarda Dionísio publicado em 1997.
Podem as artes (públicas e privadas) ser uma alavanca do mundo?

20 de DEZEMBRO – 21h30
CINEMA: SESSÃO DE CURTAS METRAGENS
Nesta sessão do ciclo «A cor no cinema» projectamos projectamos curtas metragens de Normal McLaren, Walt Disney, Fernando Lopes e Manuel de Oliveira.

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020