Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

»

«

 

 

A CASA DA ACHADA NO SEU 12º ANO

Que bom que foi passar o 12.º ano do Centro Mário Dionísio com a Casa da Achada cheia de amigos e amigas! Foi uma meia d´úzia de dias cheios de actividades e com muitas «disciplinas»: da matemática à hist´ória do século XX, da música à política, da educação visual à sociologia do quotidiano, da teoria da arte ao cinema, com uma última lição (que na verdade foi um debate…) sobre educar e aprender. E até houve uma visita de estudo e, claro, muito tempo para recreio. Também andámos em busca de fundos para ajudar a casa a continuar: houve comes e bebes, venderam-se edições da casa e muitos objectos com ideias dentro.

Esteve muita gente na Casa e no Largo da Achada durante estes seis dias…

Na tarde de domingo houve uma oficina de «Técnicas de expressão» a partir dos «Exercícios de estilo» do Raymond Queneau. E leram-se os textos hilariantes que daí resultaram!
No fim da tarde de domingo houve uma conversa bem viva com gente que leu (ou anda a ler) o «Passsageiro Clandestino», diário de Mário Dionísio com notas de Eduarda Dion´´ísio.
Numa das manhãs houve uma oficina em que se reutilizaram tintas para fazer paninhos com mensagens sobre o direito à habitação. Estas são as mãos da Rubina Oliveira, que orientou a oficina…
No domingo houve também uma sessão dedicada à Margarida Guia, uma grande amiga falecida este verão. Momentos de emoção e de improvisos com música e poesia, com uma pontinha de loucura, como imaginamos que ela gostaria. E usámos a sua biblioteca ambulante, a «Bibliambule», que ela deixou à Casa da Achada, porque tantas vezes aqui em Lisboa a usou… Que saudades, Margarida!
No sábado, depois de uma interessantíssima conversa com Emilio Jona, Rocco Rosignoli e João Rodrigues sobre música, política e sociedade, o coro da Achada fez um espectáculo a propósito dos 150 anos da Comuna de Paris. «Vive la commune!»
No convívio de Sábado à noite, houve Djionísio «in the house», com canções para (quase) todos os gostos. E até se dançou!

Podes encontrar aqui fotos de outras sessões e de muitos momentos…

Deixe um comentário

 

voltar às notícias

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2020