Como foi a Leitura Furiosa
A Leitura Furiosa é um acontecimento anual que dura três dias. Um momento de encontro de pessoas «zangadas com a leitura» com escritores. O momento único que permite a um não-leitor aproximar-se, com um escritor, da escrita. Cada um faz ouvir a sua voz e segue um outro caminho. E isto acontece ao mesmo tempo em Lisboa (na Casa da Achada), no Porto (em Serralves), em Beja (na Biblioteca Municipal) e em Amiens (França).
Este ano a Leitura Furiosa aconteceu de 23 a 25 de Maio. Na sexta-feira, os pequenos grupos de «gente zangada com a leitura» conviveram um escritor. À noite os escritores escreveram um pequeno texto.
Em Lisboa, a escritora Filomena Marona Beja encontrou-se com um grupo do Centro Social da Sé, José Mário Silva com um grupo da Escola Gil Vicente, Margarida Vale de Gato com um grupo do Centro de Apoio Social dos Anjos, Miguel Cardoso com um grupo do Conselho Português para os Refugiados e Miguel Castro Caldas com um grupo de alunos da Escola EB1 da Madalena.
No sábado, os escritores encontraram-se com os grupos para discutirem os textos. Depois de serem discutidos, foram ilustrados por Bárbara Assis Pacheco, José Smith Vargas, Marta Caldas e Pierre Pratt, foram sendo traduzidos para o francês (para seriem enviados para Amiens) e paginados na brochura que será editada no dia seguinte. Ao mesmo tempo fomos recebendo textos em francês de Amiens que iam sendo traduzidos para o português. Toda a gente almoçou em restaurantes – o Alcaide e o Eurico – aqui na zona. Durante a tarde os escritores e os seus grupos foram visitar ou a Livraria Fábula Urbis ou a Biblioteca de São Lázaro. Foi no domingo que os textos de Lisboa, do Porto, de Beja e de Amiens foram apresentados às muitas pessoas que vieram à Casa da Achada. Houve leituras pelos actores Antonino Solmer, F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira e Sofia Ortolá e canções por Diana Dionísio e Pedro Rodrigues.
Ver textos e ilustrações:
– ‹‹Chegámos de Charrete›› por Filomena Marona Beja com Maria Luísa, Amália, Silvina e Ermelinda no Centro Social da Sé. Ilustração por Pierre Pratt.
– ‹‹Quem-Quers-Quem-Quers-Que-Sai-a-Con-Ti-Go›› por Miguel Castro Caldas com Purbina, Garcia, Marco (Marcovitch/Chico/Francisco), Maria João, Vera (Verusca Patusca/Veriguiness/Veríssima), Umaiya na Escola Básica do 1º ciclo da Madalena. Ilustração de José Smith Vargas.
– ‹‹Coro dos Adolescentes›› por José Mário Silva com Inês, Jonata, Liliana, Pedro, Ruben, Catarina, Tatiana e António na Escola Gil Vicente. Ilustração de Bárbara Assis Pacheco.
– ‹‹Não precisas de ir a Roma para ver o Papa:›› por Margarida Vale de Gato com José Carlos Novais, Ilídio Pagaimo, Luís Brandão e Vítor Duarte no Centro de Apoio Social dos Anjos. Ilustração de Bárbara Assis Pacheco.
– ‹‹A Migração dos Flamingos›› por Miguel Cardoso com Iftikhar Zeb, Alexandra, Amadou Tidiane, Koffi,
Margarita Sharapova, Mondher no Centro Português de Refugiados da Bobadela. Ilustração de Marta Caldas.